
Se você tem que forçar então não é para você.
- Analu
- 07/01/2025
- Desenvolvimento pessoal
Hoje pela manhã, fui trocar o óleo da minha moto. Quando cheguei na oficina o mecânico estava escutando rádio e brinquei com ele: “você está ouvindo a minha concorrente”. Ele riu, contei que agora estou fazendo estágio em uma rádio da minha cidade.
Em um determinado momento da conversa ele falou: “Sabe o que me faz mudar de estação (de rádio)? O locutor forçar a voz, eu odeio. Gosto quando a pessoa passa naturalidade”.
Fiquei refletindo sobre isso. Nem tudo que é forçado parece ser falso, mas tudo que claramente é forçado, transmite essa ideia de que não é real. Vou explicar: na minha área de comunicação, ensino minhas alunas a forçar conexões imediatas, isso porque, as vezes você não terá uma segunda chance para falar sobre você, sobre o seu negócio, sobre o que você vende, logo, você precisa fazer a pessoa gostar de você instantaneamente. Mas existem técnicas para fazer isso e dentro dessas técnica, usamos recursos verdadeiros para criar a conexão. Quando a técnica é utilizada da maneira correta, a pessoa não vê que aquela situação está sendo manipulada para que se construa harmonia e confiança mútua.
No entanto, se alguém perceber que seus elogios são falsos, que seu sorriso não é verdadeiro e que você no fundo, não é nada do que parece ser, a técnica é jogada por terra. Vivemos em uma era em que nem sempre as pessoas são sinceras, mas sempre esperam sinceridade.
Você acompanharia uma pessoa que mostra uma rotina perfeita? Que não tem problemas? Não, porque a gente sabe que essa não é a realidade. Gostamos de pessoas que mostram a vida como ela realmente é, com dias difíceis, com momentos de felicidades e tristezas também.
Por isso o forçar algo que não é real não funciona mais. Além disso, eu acredito fielmente que se você tem que forçar para entrar em uma roupa ou em um calçado, ele não é para você. Isso também serve para relações e trabalhos.
Se você tem que se esforçar demais para ficar com alguém, abrir mão da sua essência, do que você é, das coisas que você gosta para caber no mundo dessa pessoa, ela definitivamente não é para você. Se você está tendo que forçar para segurar uma vaga de emprego, se mesmo dando tudo de si, ainda sim, parece ser pouco, se você sente que não está sendo reconhecido (a) ou valorizado (a) no lugar que está trabalhando hoje, ele não é para você.
Existem sempre novas oportunidades, novas pessoas, novos trabalhos que estão esperando por nós, mas para que eles cheguem é preciso abrir o caminho, jogar fora o que não cabe mais e assim, abrir espaço para o novo.
Neste ano de 2025 eu desejo que você abra espaço para o novo e que você pare de tentar se enfiar em lugares que claramente não foram feitos para você.