fbpx
saiba como fazer uma marca pessoal

Como construir posicionamento de marca pessoal

Você sabe como construir o posicionamento de marca pessoal do zero? Já parou para pensar em como as pessoas estão te descrevendo por ai? Se ainda não, é hora de fazer isso. 

Quando descrevemos ou apresentamos uma pessoa para alguém sempre incluímos atributos como “a gente boa”,  “a chata de galocha” ou até mesmo “a blogueira”. 

Essa informação para quem ainda não tem clareza do seu posicionamento é assustadora, afinal, se você não sabe como deseja ser descrita, significa que estão associando ao seu nome qualquer coisa. 

É exatamente por isso que nesse blog eu vou te ensinar alguns princípios do Personal Branding, vem comigo.

O que é marca pessoal ou personal branding?

O termo personal branding que tem sido muito utilizado nas redes sociais, nada mais é do que gerenciamento de marca pessoal. É sobre você saber manipular a sua comunicação, a sua imagem pessoal e o seu posicionamento para gerar boas impressões sobre você.

Qual é o objetivo?

É inevitável evitar os julgamentos alheios, queira você ou não neste momento tem alguém te julgando. O objetivo da marca pessoal é utilizar esses julgamentos que acontecem de forma natural a seu favor, é fazer com que a pessoa veja em você exatamente aquilo que você quer que ela veja. 

Fazendo a gestão da sua marca pessoal você consegue transmitir confiança, autoridade e impor respeito, afinal você estará no controle da situação e mostrará que você não é um profissional comum. 

Uma vez que você se diferencia dos demais, o valor da sua marca pessoal se eleva e consequentemente o preço dos seus serviços também. 

Agora que você já sabe quão importante é fazer a gestão da sua marca pessoal, é hora de entender como fazer isso, né? 

o que é marca pessoal

Como fazer a gestão da sua marca pessoal do zero?

1- Aceite que você será julgada. 

O primeiro passo para fazer a gestão da sua marca pessoal é tomar consciência de que você deixa rastros por onde passa e a não ser que você more em uma ilha deserta e esteja isolada de tudo e de todos, o julgamento alheio afetará você e o seu negócio. Você será julgada, mas você pode usar isso a seu favor. 

2- Como você quer ser percebida? 

Você só consegue gerar uma percepção intencional sobre você, quando você sabe exatamente que percepção deseja gerar. 

Liste 5 atributos que você gostaria que as pessoas associassem ao seu nome, por exemplo: 

  • Comunicativa 
  • Extrovertida
  • Séria e responsável 
  • Tímida 
  • Criativa 

3- Marque presença nas redes sociais

O melhor lugar para você comunicar com clareza o seu posicionamento é as redes sociais, afinal, todos nós estamos lá, não é mesmo? 

Marque presença e seja constante, não adianta criar conteúdos uma vez por mês ou aparecer no story apenas postando fotos e boomerang. 

Você precisa se conectar com as pessoas que te acompanham nas suas redes sociais para que elas queiram comprar aquilo que você pode oferecer para elas. 

4- Fortaleça o seu networking

Ninguém cresce sozinho “se você quer ir rápido vá sozinho, mas se quer ir mais longe vá em grupo”. Você precisa ser visto (a), ficar atrás das telas só te levará até certo ponto. 

Participe de cursos, eventos e imersões presenciais, saia da sua bolha e explore diferentes lugares para trabalhar como por exemplo, em cafeterias. Quanto mais você estiver inserido(a) em um lugar que precisa dos seus serviços, mais valor ele terá nos olhos alheios.  

como criar um posicionamento de marca pessoal

Conclusão

Não dá para negar que fazer o gerenciamento de uma marca pessoal não é moleza. É preciso constância, dedicação, empenho e energia, mas vai por mim vale cada pingo de esforço, afinal, você está depositando a sua energia no ativo mais valioso que você tem que é o seu nome, a sua reputação. Deixo você agora com uma reflexão:

Quem não se posiciona estrategicamente, é posicionado desastrosamente. 

Analu Silva.

Deixe um Comentário

622dfb5421e5c70daa92c2a83157325f944a5cf7